Você sabe comer comida japonesa?
Qual é a maneira correta de consumir cada prato? E as regras de etiqueta? Muitas pessoas não sabem, mas a gastronomia oriental possui uma série de regrinhas básicas que são essenciais para que você consiga apreciar ao máximo cada iguaria.
Desde o modo de higienização das mãos até a maneira como se colocar o shoyo, cada pequeno detalhe faz toda a diferença. Por conta da popularização desse estilo gastronômico no Brasil, muitas dessas normas de etiqueta acabaram sendo adaptadas e até esquecidas. No entanto, os tradicionais restaurantes ainda as colocam em prática.
Tenha em mente que esse modo de se comer comida japonesa precisa ser seguido para você ter a verdadeira experiência oriental. O uso dos hashis, a maneira correta de se temperar os pratos. Tudo irá contribuir para que você consiga fazer uma viagem pelos sabores da “Terra do Sol Nascentes”.
Para te ajudar nessa jornada, nós separamos algumas dicas sobre as principais regras de etiqueta para se comer comida japonesa. Cada uma delas irá te auxiliar a não errar na hora de fazer a refeição, e, também, a conhecer melhor essa cultura que é recheada de peculiaridades.
- Sempre higienize as mãos com as toalhinhas
Nos tradicionais restaurantes orientais, a primeira coisa que o garçom colocará em sua mesa é uma bandeja com toalhas quentes, úmidas e aromatizadas. Em alguns estabelecimentos elas serão de papel, em outros de tecido, ou, ainda, lenços umedecidos.
Com elas você deverá higienizar a sua mão antes de iniciar a refeição, e também os hashis. Além disso, após todo o prato que você comer sem utilizar talheres, você deverá limpar suas mãos novamente com as toalhinhas.
Caso você deseje, também é possível limpar o rosto para se livrar de possíveis restos de alimentos. Mas cuidado, não vá exagerar a acabar tomando um banho com os lenços aromatizados.
Ao finalizar a refeição, volte a se higienizar e então deixe as tolhas de volta no recipiente, mas, sem dobrar. Essa é a maneira correta de se deixar o objeto para que ele não seja confundido com um novo.
- Utilizando corretamente os palitinhos, ou Hashis:
Provavelmente usar os hashis para comer comida japonesa é um dos principais desafios para os ocidentais. Ele é usado na maioria dos pratos, sendo dispensado, apenas, naqueles que se usa as próprias as mãos ou o recipiente no qual a refeição está, como é o caso da sopa.
Os “palitinhos” equivalem ao nosso garfo, mas, na cultura oriental. Tenha em mente que para conseguir usar esses instrumentos é necessária muita prática diária. Além disso, você também deve levar em conta alguns cuidados e dicas simples.
- Não tente usar os hashis como espetos ou palitos para espetar as peças. Além de ser totalmente ineficaz, essa é uma atitude considera mal-educada para os orientais, uma verdadeira falta de respeito na hora de comer comida japonesa.
- Não use os hashis para apontar, e nem gesticule com eles nas mãos. Esse tipo de atitude também é considerada uma grave falta de etiqueta dentro da cultura oriental.
- Jamais chupe a ponta dos hashis, isso é um verdadeiro insulto para os japoneses. Para você ter uma ideia, essa atitude equivale a lamber o prato após a refeição aqui no Brasil.
- Ao comer comida japonesa, não tente cortar as peças com os hashis. Cada uma delas tem o tamanho ideal para ser comida de uma só vez.
Essas são algumas das regras de etiqueta básicas ao se comer comida japonesa. Tenha em mente que os orientais levam muito à sério suas tradições. Logo, respeite todas elas.
Agora, vamos para a parte prática de como comer com os hashis. Primeiramente, segure o hashi superior como se estivesse segurando um lápis, sempre mantendo um terço de distância da extremidade. Em seguida, posicione o hashi inferior contra o dedo anelar.
Para usar o talher para pegar as peças, basta abrir os hashis com o dedo médio, deixando cada um em uma extremidade da comida de maneira centralizada e fechar com o indicador.
- Como comer os diferentes tipos de comida japonesa
Cada prato oriental deve ser comido de uma maneira diferente. No caso do sushi, você deve usar os hashis os as próprias mãos. O ideal é que essa iguaria você não coloque no shoyo, ou, molhe de maneira que o molho não atinja o arroz.
Já o nigirizushi, que é aquele prato onde o arroz vem com uma fatia de peixe em cima, você deve molhar apenas a parte do peixe. Para ficar mais fácil, você pode “tombá-lo” para o lado e então usar as mãos para levar a peça até o molho e depois a boca.
Os temakis, por sua vez, são bem mais fáceis. Basta dobrar a pontinha do cone para não ter perigo de vazar, colocar o shoyo em cima da carne, e pronto. Lembrando dessas dicas, com toda a certeza você irá comer comida japonesa corretamente.
E aí gostou das nossas dicas … saiba mais acessando nosso blog www.sushieventos.com.br/blog
Esperamos vocês aqui no nosso próprio post.
Até mais!!!