A comida japonesa é uma verdadeira moda no Brasil. Todo grande evento serve esse estilo de culinária, seja ele empresarial, aniversário ou casamento. Além de ser extremamente sofisticada, ela possui uma série de benefícios. Com opções para todos os gostos, ela é uma excelente opção para quem deseja que a sua comemoração seja um verdadeiro sucesso.
Graças aos temperos únicos, as técnicas milenares e os ingredientes sempre frescos, os sushis, sashimis, temakis e outros diversos tipos de iguarias são com sabores únicos. E não pense que é só de peixe cru que a gastronomia oriental vive, os yakisobas, tempuras e rolinhos primaveras também são alternativas para quem prefere pratos com uma pegada ocidental.
Engana-se quem pensa que é preciso investir muito para servir comida japonesa em uma comemoração. Na verdade, atualmente os buffets são extremamente populares. Além de terem uma grande variedade de pratos, eles também têm um ótimo custo benefício para o organizador.
É importante ressaltar que a culinária oriental também traz uma série de benefícios para a saúde. Isso porque, todas as iguarias são feitas com técnicas gastronômicas únicas, e ingredientes com uma série de propriedades benéficas. Não é à toa que os japoneses são conhecidos por sua longevidade. Confira abaixo alguns desses benefícios.
- Rica em proteínas
Você sabia que a comida japonesa é uma grande aliada de quem deseja perder peso? Isso mesmo, além de deliciosa esse estilo de culinária também é ideal para quem quer queimar uns quilinhos.
Muitos pratos utilizam a soja, ou, ingredientes feitos à base de soja. O molho de soja, o tofu e o shoyo, por exemplo, são itens obrigatórios dentro do cardápio oriental. A soja, por sua vez, é rica em proteínas, que são uma excelente fonte de energia substituta para o carboidrato.
As proteínas ajudam o corpo a queimar as gorduras de forma mais rápida e demoram mais para serem processadas pelo organismo. Isso quer dizer que você se sentirá saciado por mais tempo.
- Boa para digestão
A comida japonesa também é muito indicada para quem sofre com problemas de digestão. Graças ao uso de condimentos picantes, tais como o gengibre e wasabi, ela acaba estimulando o sistema digestivo a funcionar de maneira mais eficaz.
Além disso, o peixe cru também é um fator que ajuda nessa função. Ele é o outro lado da balança chamada “equilíbrio frio/quente”, que é o uso ideal entre alimentos frios (crus) e quentes (condimentos picantes). Essa harmonia, por sua vez, faz com que o estômago trabalhe de forma mais eficaz, bem como o intestino.
- Índice nutritivo altíssimo
A comida japonesa também é extremamente nutritiva, graças a um pequeno ingrediente, a alha. Ela, que é considerada um vegetal marinho, está presente nos sushis, temakis e outros pratos populares, e, possui altos índices de vitaminas e minerais.
Essas substâncias, por sua vez, estimulam o metabolismo a trabalhar de maneira mais rápida. Além disso, ela é uma excelente fonte de iodo, que é um elemento indicado para quem sofre com hipotireoidismo. Por conta disso a comida japonesa é extremamente saudável.
- Melhora a saúde cardiovascular
Não é de hoje que os nutricionistas de todo o mundo vêm indicando o peixe como uma excelente fonte de proteína animal. Isso porque, eles são ricos em nutrientes e possuem níveis de gorduras menores.
No caso dos peixes usados na comida japonesa (principalmente o salmão, atum e o peixe branco), eles são ricos em ômega 3. Esse ácido-graxo é extremamente importante para o nosso organismo. Além de manter o nosso coração saudável, ele também ajuda a diminuir o risco de uma série de doenças cardiovasculares, tais como, derrame, AVC e infarto, por exemplo.
Outro benefício do ômega 3 para o nosso corpo é que ele também ajuda a otimizar as funções cerebrais. Dessa maneira, ele é um ótimo agente de prevenção contra o Mal de Alzheimer, e, de quebra, um potencializador da memória e concentração.
- Elimina a retenção de líquidos
O pepino é um vegetal muito comum na culinária oriental. É possível encontra-lo tanto em saladas, como, também em sushis e temakis. Por conta disso a comida japonesa é tão beneficia. Esse alimento em específico é composto por 95% de água, o que quer dizer que ele tem baixo teor calórico.
Além de ajudar a manter nosso corpo hidratado, ele também é diurético natural. Isso quer dizer que ele ajuda a eliminar as toxinas do organismo, diminuindo o inchaço. Ele também ajuda a diluir os cálculos renais e a aumentar a flexibilidade muscular, acabando com as cãibras.
Por conta de todos esses benefícios a comida japonesa é uma excelente de opção de cardápio para quem deseja o sucesso de um evento, independentemente se ele é formal ou informal. Além de ser um estilo de culinária muito sofisticado, essa alternativa é extremamente saudável e diversificada.